sábado, junho 16, 2012

Padre Donizetti Tavares de Lima


Padre Donizetti Tavares de Lima

Sua origem

Nascido em Cássia, Sul de Minas Gerais no dia 03 de Janeiro de 1882, Donizetti Tavares de Lima era filho da professora Francisca Cândida Tavares de Lima e Tristão Tavares de Lima.
Quando criança mudou-se para Franca no interior do estado de São Paulo, onde aprendeu as primeiras noções de música e cursou o primário.
Aos 15 anos, foi matriculado no curso preparatório do antigo seminário Episcopal de São Paulo, permaneceu ali por três anos, quando foi para Sorocaba cursar o colégio, e concluir seus estudos.
Iniciou o curso de Direito no Largo de São Francisco em São Paulo em 1900, mas percebeu que as ciências jurídicas não preencheram seus anseios e três anos depois em 1903 retornou ao seminário.

Ordenação e sua Dedicação
Depois de concluir seus estudos de filosofia e teologia, em 12 de Julho de 1908 foi ordenado sacerdote em Pouso Alegre/MG.
Atuou como padre na paróquia São Caetano em Pouso Alegre, paróquia Sant’Ana em Vargem Grande do Sul e paróquia Santa Mãe de Deus em Jaguariúna , enfim , em 12 de Junho de 1926 tomou posse na paróquia Santo Antônio de Tambaú, onde ele dedicou-se integralmente  a comunidade e ao povo de Deus durante 35 anos, quando  faleceu aos 79 anos em 16 de Junho de 1961.

Cidade dos milagres do Pe. Donizetti
Na década de 50, a pequena cidade de Tambaú, localizada no interior de São Paulo ficou conhecida mundialmente em virtude dos milagres atribuídos ao sacerdote, os quais ainda acontecem, foi onde o Pe. Donizetti levou a fama de santidade.
Após 49 anos de sua morte, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, ainda continua recebendo os fiéis romeiros que vêm de todos os cantos do nosso país para invocar a intercessão de Padre Donizetti.


Marcha da Fé

Entre os eventos que acontecem no Santuário, o mais expressivo deles é a “Marcha da Fé”, que anualmente acontece no domingo posterior à data de 16 de Junho.
Logo pela manhã, às 08h00min os fiéis concentram-se em frente do Santuário e seguem em procissão até a réplica da Igreja São José, localizada nas proximidades do cemitério para a celebração campal da missa, presidida por S. Exa. Revma D. David Dias Pimentel. 
Tambaú esta vivendo um tempo de muitas graças, e o nosso Bispo Diocesano, concedeu indulgências parciais que se estenderão até dia 16 de Junho de 2011, quando for encerrado o ano jubilar com a missa solene pelos 50 anos de falecimento do Pe. Donizetti.

O processo de Beatificação

Iniciou-se no dia 21 de Fevereiro de 1992 e depois de 17 anos de pesquisas e trabalhos, a fase diocesana do Processo foi finalizada em 16 de Maio de 2009.
Atualmente, o processo de Beatificação está em andamento na Congregação para a Causa dos Santos em Roma.

Orar
Vamos juntos rezar para que em breve a Igreja reconheça oficialmente a santidade do Pe. Donizetti e que ele receba a tão merecida honra dos Altares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário